Conforme Lucivaldo, se o projeto se confirmar, além de melhorar o transporte aéreo em toda metade sul do Estado, deverá facilitar também a vida dos operadores aeroagrícolas. Isso porque Primavera do Leste tem a maior frota estadual do setor, com cerca de 100 aeronaves. Número, aliás, que aumenta nos períodos de safra.
A reunião foi na sexta-feira, 12 de agosto. Com o aval da Agecopa, no mesmo dia a prefeitura de Primavera do Leste encaminhou um ofício ao secretário Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Arnaldo Alves.Foi um pedido para os projetos de engenharia e de segurança de vôo visando ao empreendimento.
MUDANÇA DE PLANOS
A ideia inicial do município era angariar apoio do governo estadual e da Agecopa para que o aeroporto já existente em Primavera do Leste fosse homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Processo que está travado desde 2009. Em contrapartida, o município se colocaria à disposição para abrigar o aeroporto de contingência (uma espécie de plano B) exigido pelo FIFA durante a Copa do Mundo. Isso tendo em vista, que o município fica a 240 quilômetros de Cuiabá, percorridos pelos trechos em bom estado da BR-070 e da rodovia MT-251.
Lucivaldo também reforçou a disponibilidade do município em contribuir com a construção de um novo aeroporto, cujo custo estimado ficaria entre R$ 9 milhões e R$ 10 milhões. Bonilha alertou que em Mato Grosso existem várias alternativas para se tornar aeroporto de apoio durante a Copa. “A situação geográfica de Primavera do Leste é favorável tecnicamente para se instalar o aeroporto como alternativa. Contudo seria preciso começar do zero”. O diretor advertiu para o fato de o aeroporto já existente no município não ter capacidade de ampliação.
Também participaram da reunião a coordenadora de Portos e Aeroportos, Suprimentos e Mercadorias da Agecopa, Ana Cristina Rodrigues e o Assessor Especial da Agecopa, Wagner de Andrade Gouvêa.
fonte: Agronotícias
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